A coluna é composta pelas seguintes partes: vértebras, ou seja, os ossos, medula, que são os nervos, ligamentos, músculos e discos. Quando ocorre algum tipo de lesão, fratura ou doença na coluna o quadro pode atingir uma ou mais dessas regiões descritas.
Geralmente, a coluna vertebral apresenta o formato em “S”, sendo formada por um conjunto de ossos (ou vértebras).
Podemos fazer sua divisão em 5 regiões: cervical (no pescoço), torácica (no meio das costas), lombar (está no final das costas), sacro (entre os ossos do quadril) e cóccix (no final da coluna). Entre suas importantes funções estão: ser suporte para o corpo, possibilitar a movimentação corporal, fazer a proteção da medula espinhal e raízes nervosas.
Essa medula espinhal e os nervos encontram-se dentro da coluna. Eles são responsáveis por levar as informações do cérebro para os braços e pernas, permitindo a movimentação e as sensações, como dor ou temperatura. Os ligamentos têm a função de ligar as vértebras e fazer a proteção dos nervos e discos, bem como o alinhamento da coluna.
Já os músculos vão auxiliar na firmeza e no posicionamento das costas, o que reduz o desgaste da coluna e dos discos. Por fim, os discos trabalham como uma espécie de amortecedores que estão entre as vértebras, absorvendo impactos e contribuindo para a movimentação correta da coluna. Em sua composição encontra-se 70% de água e proteínas.
Entre as doenças mais comuns da coluna estão: Escoliose, Hérnia de disco, Lombalgia e a Fratura da coluna. Sejam esses quadros ou qualquer outro, a coluna precisa ser cuidada com a devida atenção e conhecimento. Tratamentos como acupuntura, fisioterapia, medicamentos, cirúrgicos, entre outros, podem ser usados para devolver ao paciente sua saúde e bem-estar.
Em caso de lesão, fratura ou doença na coluna conte com nossa equipe médica altamente preparada para ajudar você!
Fonte: https://drcaiovieira.com.br/especialidade/coluna-vertebral-23